28 de dezembro de 2012

Isaías 10.10-27

Esperança, esta é uma palavra que parece arredada do nosso quotidiano hoje, perdemos a percepção do horizonte, e ficamos atolados nos desafios de hoje, palavras como dificuldade, desemprego, crise, corte, etc. Levam-nos e esquecer o que esta para além do imediato... Esperança.

E o Natal é sobre isto, esperança, boas-novas, boas notícias.

Isaías, revela que apesar das dificuldades a esperança permanece, no entanto, existem pressupostos, não será para todos, e será apenas para aqueles que se mantiverem fiéis a Deus.
Quantos destes são pessoas que nem sempre foram fieis, mas que reconhecem as suas falhas, a sua incapacidade de sozinhos fazerem algo, mas que reconhecem a soberania de Deus nas suas vidas, procuram diariamente viver seguindo o exemplo de Jesus.

Que possamos avaliar 2012, e reconhecer as nossas falhas, e perceber o que com a ajuda de Deus podemos alterar para 2013.

19 de dezembro de 2012

Isaías 5.22-30

Fico mesmo apreensivo quando por vezes de manhã, percebo pessoas que conduzem já com uma dose de predisposição para se irarem, os dias começam para muitos neste nível.

Não lido bem com a ira, seja ela contra mim, ou seja eu que me ire. E fica muito claro na passagem, que a ira de Deus, não "rebenta" tão depressa como a minha. As pessoas e nações rejeitaram a Sua Palavra e lei (vs.24,25), o castigo é real, e duro.

Somente o verdadeiro arrependimento, algo que mude o nosso coração, mente e acções, sera passível de aplacar a ira justa de Deus.

A escolha que Deus faz do povo de Israel não é aleatória, mas deve ser entendida como, modelo de envolvimento sacrificial de Deus, permitindo que o nosso pecado seja limpo através do sacrifico de Jesus na Cruz do Calvário.

6 de dezembro de 2012

Atos 9.32-43


Após a morte de Estevão Pedro prossegue o seu ministério de encorajamento, chegando mesmo a pequenas cidades e comunidades. Somos chamados por Deus para sermos comunidade local de "santos", o nosso chamado é partilhar amor, e agirmos em amor com as capacidades que Ele nos dá. 

Muitas vezes tendemos a desesperar, com algumas situações, não entendemos que somente o agir sobrenatural de Deus pode ser eficaz. Acredito que o meu Deus ainda hoje opera milagres, operou um em mim, ao resgatar-me da morte eterna.

Terminar com o realce à importancia da igreja/comunidade local (v.43), Pedro ficou aqui algum tempo. Precisamos de voltar a valorizar a igreja local. Como afirma o Pr. Bill Hybels, "Ela é a esperança do mundo." 

5 de dezembro de 2012

Atos 9.19-31


O entusiasmo de Paulo ao falar de Jesus, confundiu os seguidores de Jesus, que pensavam tratar-se de uma artimanha para os apanhar. E é Barnabé que o introduz na comunhão dos irmãos em Jerusalém. E após isto ele prega ousadamente o Evangelho em Jerusalém. 

O sermos ousados na proclamação do Evangelho por vezes causa-nos dificuldades, perseguição e mesmo ameaça de morte, ou desemprego. Não esqueçamos a palavra de Deus (9.16), já havia sido dito que Paulo sofreria por amor ao Evangelho, por isso não sejamos apanhados de surpresa se dificuldades e desafios vieram à nossa vida por causa do Evangelho.

Salientar o papel de Barnabé ao introduzir Paulo na comunhão e no seio da Igreja, será que temos irmãos que estão nas "franjas" e os quais podemos convidar para desfrutar da intimidade e comunhão dos irmãos na igreja. 

4 de dezembro de 2012

Atos 9.10-19


"
Dás-me uma comida maravilhosa, mesmo na presença dos meus inimigos.Unges a minha cabeça com óleo. Enches-me de abundantes bênçãos, como uma taça a transbordar." 
- Salmo 23.5

Se pudéssemos convidar alguém para um refeição à nossa mesa quem seria? Hoje quero ser grato a  Deus pelo convite que a mim estendeu para estar sentado à sua mesa.

Ananias recebe uma da parte de Deus um desafio, e ainda que não tenha sido necessário ficar cego para a cumprir, esta não deixa de ser difícil, tendo em conta os rumores que corriam acerca deste Saulo.  

No entanto a expressão usada aquando do encontro dos dois "irmão", demonstra uma mudança na forma de Ananias encarar a tarefa dada por Deus, e expressa compaixão por um homem.

Quantas vezes sentimos que as nossas famílias, grupos e igrejas são lugares preciosos e tememos abri-los a pessoas de fora, somos apreensivos nesta área, mas Deus mostra aqui que precisamos de compaixão, Deus olha de forma e de angulo diferente para cada alma, Ele estende o convite a todos (Lc.12.21), e cada um tem a possibilidade de se tornar servo (v.15).

Por outro lado não subjuguemos a intervenção de Anannias, se este não tivesse o encontro com Saulo a história poderia ser diferente. 

Deus coloca pessoas na nossa vida e na nossa caminhada, saibamos reconhecer a dadiva de Deus nestas oportunidades de testemunho e de partilha da fé em Jesus.  

3 de dezembro de 2012

Atos 9.1-9


Um abrir de olhos espantoso… ao abrir os olhos de , Deus literalmente coloca este homem que transpirava ódio, de joelhos literalmente e metaforicamente. A revelação de Deus é explicita, quantas vezes precisamos que Deus sacuda literalmente as nossa vidas afim de corrigirmos lago que não lhe agrada.

Por vezes o proseguir a nossa caminhada de fé, significa parar (sermos parados) por Deus. O arrependimento e a confissão perante a majestade de Deus é necessária. 

Mas por vezes precisamos também de entender Deus de uma forma diferente de uma forma nova, e precisamos de estar atentos à Sua voz.

A minha oração hoje, é que Deus sempre me faça cair do cavalo, quando eu cavalgar na minha força, que eu possa ser humilde ao reconhecer a Sua voz a agir na minha vida, demonstrando o Seu amor e misericórdia pela minha vida. 

1 de dezembro de 2012

Cant.6.4-7.9

Ainda que algumas das metáforas usadas, não façam sentido nos nossos dias, podemos ver a descrição da beleza da sunamita.

Sermos cordiais e dar cumprimentos e elogios é algo a que muitos de nós não estamos habituados a receber, ou ainda a dar.

Creio que hoje mais do que nunca precisamos de ter uma cultura do elogio.

29 de novembro de 2012

Cant.5.2-6.3


"Muitos há que proclamam ter constante amor, mas o homem fiel quem o achará?" - Pv.20.6 - A amor de Deus é constante e fiel.

Neste texto podemos perceber algo que se passa em todos os relacionamentos, as tensões, o amado chega tarde, a amada já está deitada… Ele chama, ela não responde… o conflito e a tensão surgem. 

Quantas vezes tomamos por certo o que temos, ou o sentimento de conforto é tão grande que deixamos de investir no relacionamento.

Mas, depois da tensão, a amada relembra o amor profundo que nutre pelo seu amado (vs.4-5), e busca a reconciliação (v.6). 

O seu exemplo de perseverança e determinação, para restaurar o seu relacionamento (ainda que enfentando adversidade), são animo para mim (vs.6,7).

Quantas dificuldades enfrentamos nos nossos relacionamentos conjugais, familiares e amizades… será que temos cuidado deles? E o nosso relacionamento com Deus?

28 de novembro de 2012

Cant.4.1-5.1

As expressões de amor são notórias neste capitulo, já casados, desfrutam de todo amor.

Gary Chapman no seu livro "As 5 linguagens do amor." inúmera as mesmas: palavras de afirmação, tempo de qualidade, actos de serviço, presentes e toque físico.

A amados usa palavras de afirmação no texto para expressar o seu amor.

Todos gostamos de receber afecto e amor na nossa linguagem favorita, mas sera que também o estamos a expressar a linguagem correcta no nosso casamento.

Se pensarmos na forma como estamos a expressar amor ao nosso amado(a), como o estamos a expressar também a Deus?

27 de novembro de 2012

Cant.2.8-3.11


Precisamos de entender os limites e as fronteiras em cada relacionamento, seja ele entre marido e mulher, namorado(a) e mesmo o nosso relacionamento com Deus deve ser visto nesta perspectiva, à limites e áreas que não devem ser ultrapassados, Deus requer de nós santidade e fidelidade.

Percebe-mos que a "amada" procura o seu "amado", pela cidade, e o introduz no seu quarto num lugar íntimo, como um convite de boas-vindas à sua família. Deus também percorre o caminho procurando pessoas, a quem Ele ama já de forma íntima, e deseja desenvolver relacionamento com elas. 

Conseguimos perceber no texto o que é permitido e o que não é, todos os relacionamentos e não só os amorosos, podem beneficiar de limites e fronteiras.

Ao encontrar o seu amado, a amada introduz este no seu ambiente de intimidade, será que temos convidado Jesus para este lugar de intimidade com cada um de nós? 

26 de novembro de 2012

Cantares 1.1-2.7


26 Nov. 
Ainda que esta seja uma alegoria entre a igreja "noiva" e Cristo "noivo", conseguimos perceber ainda o relacionamento entre dois amados. Poderíamos olhar para estes dois tipos de amor de forma separada (Agape e Heros), mas porque não considera-los em conjunto.

Três ideias rápidas: Deus pode transformar os nossos desejos mais depressa que a nossa indiferença; um relacionamento duradouro requer investimento a longo prazo; e precisamos de entender o que a bíblia fala em relação ao comportamento sexual, e não deixarmo-nos ser moldados pelo que o mundo ensina. 

Os primeiros passos no relacionamento amoroso, trazem por vezes insegurança, e um sentimento de rejeição, mas percebemos que o verdadeiro amor é nutrido. Ao aproximarmo-nos de Deus, não temos de temer rejeição, Ele estende palavras de consolo e de afirmação e abraça-nos.

25 de novembro de 2012

Salmo 45

25 Nov.
A alegoria do casamento, é usada aqui como imagem da igreja e Cristo.

A diferença mais realçada neste salmo, é que esta união iria mudar o futuro (vs.16-17), o autor fica preso nesta ideia do reinado eterno, apontando para o futuro onde Jesus reinara.

A ideia da igreja como noiva é amplamente usada pelos escritores do NT.

Que eu possa entender hoje a importância da igreja e o seu papel como noiva de Cristo, e o meu papel como filho de Deus neste casamento.

24 de novembro de 2012

Mc.13.28-37

24 Nov.
Vigilantes... Este é o desafio que me é colocado hoje, quantas vezes perdemos de vista o facto mais importante e nos deixamos enredar em situações de vida e de pecado que nos tiram este sentido de "alarme", o sermos vigilantes o estarmos atentos aos sinais que nos vão sendo mostrados...

Precisamos de mudar a nossa forma de viver, e não sermos apanhados de surpresa, a vinda de Jesus será um acontecimento rápido.

Falsos mestres, relacionamentos quebrados e perseguição são desafios que enfrentavam os cristãos primitivos, e desta forma, o mesmo se mantém hoje.

O desafio de estar "atento" surge hoje talvez com uma força e intensidade maior, os sinais são claros, também o foram noutras épocas, a nós Filhos de Deus, o desafio é igual, "vigilância".

23 de novembro de 2012

Mc.13.1-27


23 Nov.
Uma ilustração leva a um momento de intimidade e de conversa com Jesus e os discípulos. Cada um de nós deve buscar este momento em que na partilha, abrimos coração e somos ensinados pelo mestre.

Jesus ensina sobre duas coisas distintas a destruição do templo que viria a acontecer no ano 70dc, e sobre os tempos finais. A lição que Jesus trás é a de, fidelidade apesar dos tempos e circunstancias vividas, e este continua hoje a ser o desafio que está perante mim, fidelidade. 

Falsos mestres, perseguição, mentira serão armas usadas pelo inimigo.

Por isso somos avisados, que o nosso relacionamento com Deus será esticado ao limite (v.22).  

A esperança ira desaparecer (vs.24,25), e talvez seja esta a experiência daquela geração e muito provavelmente por estes dias também a nossa, mas então… Jesus virá (v.26).

Quantos "irmãos" nossos, sofrem hoje perseguição? Oro por eles neste dia!

22 de novembro de 2012

Mc.12.41-44

22 Nov.12
O contraste é evidente entre sobras e tudo o que tem. Quantas vezes tenho eu dado apenas as sobras ao meu Deus? 
Generosidade não tem haver com quantidade do que damos, mas com a quantidade com que ficamos. Que neste caso é nada…
Somos desafiados hoje a dar generosamente e sacrificialmente. Não caiamos na armadilha de estimar o valor da dádiva pelo valor do que damos: dinheiro, tempo, talento, energia emocional, visão espiritual, ao invés de comparar com o que retemos para nós. 

21 de novembro de 2012

Mc.12.35-40


21 Nov. 
Jesus fala e ressalva a sua própria identidade como Filho de Deus, este é um desafio para os seus ouvintes (Sl.110.1). Jesus critica não só aqueles que não somente eram desonestos, mas também altivos e hipócritas. 

E mostra o Seu cuidado para com os viuvas, os pobres e os mais fracos da nossa sociedade, que tipo de cuidado tenho eu demonstrado para com estes? (Lc.1.52-53) 

Ou será que tenho por vezes estado ao lado destes que apenas vivem a religião e não um relacionamento de intimidade com Jesus. A minha oração é que estas inconsistências não sejam vividas na minha vida.

7 de novembro de 2012

Gn.48

Interessante como Deus altera as regras, com o propósito de que a sua vontade seja feita.

Através da graça e misericórdia de Deus recebemos a bênção de ser herdeiros de Deus.

Saibamos agradecer a paternidade que nos é dada em Deus através de Jesus.

6 de novembro de 2012

Gn.47.13-31

Vivemos numa cultura onde o possuir bens é essencial, querer sejam carros, tv, telemóveis. Pode parecer difícil mas Deus pode requerer de nós tudo isto, o alvo é estar desprendido do que é material, e perceber a nossa dependência de Deus.

Da mesma forma que os egípcios entregaram bens, e depois a sua própria vida, somos hoje desafiados a entregar a nossa vida a Jesus.

Uma outra questão é, do que é que temos de abdicar para que possamos ter maior intimidade com Deus e com o Espirito Santo.

Gn.47.1-12

Deus é gracioso, e demonstra a Sua fidelidade. Saibamos reconhecer e ser gratos a Deus por tudo o que nos é concedido.

Existe um tempo, em que podemos recuperar animo entre o sair de uma situação até podermos iniciar outra.

Deus cuida dos detalhes mais ínfimos da nossa vida, bastando para isso, a nossa disponibilidade para que Ele aja em nós.

4 de novembro de 2012

Sl.41

Deus conhece as ruas circunstâncias de vida, por isso clama a Ele.

Precisamos de analisar a nossa vida e entender e perceber as áreas em que temos falhado, Deus continua à distância de uma oração e de um coração contrito.

Não argumentes pelas situações que tens enfrentado na vida, Deus sabe todas as coisas, a dor a tristeza, a tua posição é somente confiar!

Nada nos pode separar do amor de Deus em Jesus.

"Quem nos poderá separar do amor de Cristo? O sofrimento, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, os perigos, a morte? Como diz a Sagrada *Escritura: Por causa de ti estamos expostos à morte todos os dias. Tratam-nos como ovelhas para o matadouro. Mas em tudo isto nós saímos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Com efeito, eu tenho a certeza de que não há nada que nos possa separar do amor de Deus: Nem a morte nem a vida;
nem os *anjos nem outras forças ou poderes espirituais;
nem o presente nem o futuro; nem as forças do alto nem as do *abismo. Não há nada nem ninguém que nos possa separar do amor que Deus nos deu a conhecer por nosso Senhor Jesus Cristo. (ROMANOS 8:35-39 BPT)

3 de novembro de 2012

2Ts.3.6-18

Mesmo vivendo neste tempo de crise, somos desafiados a trabalhar, Paulo deixou o exemplo, não devemos abusar da generosidade da igreja ou comunidade, sendo que muitos necessitam que a comunidade se envolva e os ajude, outros tem tentado viver na sombra deste tipo de ajudas.

Egoísmo e desobediência são comportamentos que não devemos ou podemos tolerar na comunidade. O alvo da igreja é ajudar-nos a crescer em santidade. Devemos lidar com os problemas com firmeza, mas não esquecendo uma atitude amorosa, no lidar com as pessoas que tem comportamento errado.

A paz verdadeira só é atingida por intermédio de um relacionamento íntimo com Deus. Ele é o Deus da paz!

2Ts.3.1-5

O poder da oração, não deve ser algo que usamos de tempos a tempos. Mas a nossa conversa com Deus deve ser diária, e intima.

A nossa dependência de Deus é expressa na oração. Quando oramos, estamos a demostrar confiança plena em Deus, afirmamos certeza de que Ele tem poder para mudar uma situação. Afirmamos que confiamos em Deus na sua bondade e fidelidade.

A prioridade da oração é a proclamação do amor de Deus em Jesus, não que sejamos livres do sofrimento, mas que possamos experimentar o amor de Deus em todas as circunstâncias.

Assim somos desafiados a orar com paixão, coragem e perseverança na proclamação do amor de Deus e que neste processo sintamos a protecção e o cuidado de Deus sobre as nossas vidas.

1 de novembro de 2012

2Ts.2

Ainda hoje muitos usarão o nome de Deus para tentarem enganar os escolhidos de Deus.

Enquanto filhos de Deus sabemos de antemão que alguns o farão, e precisamos de estar atentos aos sinais de desvio da verdade.

O desafio para cada um de nos hoje, é não viver fixado nestes eventos que irão acontecer no futuro, ao ponto de esquecermos de mostrar a graça, a glória e o poder de Deus hoje.

Não nos cabe adivinhar quando Jesus vem, mas mantermo-nos fiéis ao chamado de Deus, à santificação operada pelo Espiríto Santo, proclamado a obra de Jesus.

31 de outubro de 2012

2Ts.1

Alvo da igreja é estar unida a Deus e em intima comunhão com Jesus.

Ainda que perseguições e dificuldades surjam, a fé e paciência são elementos chave dados por Deus. Mesmo perante oposição o trabalho de Deus não é interrompido, não por nós, mas porque é n'Ele que o fazemos.

A oposição a Jesus e a Deus é terrível o castigo é eterno, longe da presença de Deus do seu poder e glória.

O conhecimento do julgamento final de Deus não deve desencorajar-nos, mas deve trazer um sentimento de testemunho e de oração. Afinal somos e fomos transformados pela graça de Deus, porque não, aqueles que nos perseguem? Tendo em conta esta que esta epistola assim como tantas outras foi escrita por um acérrimo perseguidor da igreja...

O nosso chamado e caminhada depende inteiramente de Deus, é Ele que nos capacita e dá forças para cumprir o Seu propósito.

A fidelidade da igreja de Tessalonica deve servir de alavanca para as nossas igrejas hoje, o avanço do Evangelho, a proclamação das boas-novas deve ser parte do nosso agir mesmo que...

Sejamos perseguidos, ou mesmo mortos, a razão, da perseverança é reconhecer que tudo o que fazemos não é esforço humano, mas divino.

30 de outubro de 2012

1Ts.5.12-28

Paulo ilustra um belo quadro de como nós, como filhos de Deus nos devemos conduzir, um retrato de uma comunidade saudável.

O amar a Deus e amar o próximo explicado de forma muito clara.

A intimidade com Deus e uma caminhada próxima a Jesus, levam à santidade.

O cuidado, respeito e amor pelo próximo, não esquecendo a ajuda e o encorajamento, mesmo para com aqueles que lutam com dificuldades, desafios e tentações.

Nenhum de nós é perfeito, mas reconheçamos a obra que Deus está a fazer nas nossas vidas.

As nossas respostas devem ser temperadas com o bem, a não retribuição com mal, impacta e revela Jesus na nossa vida.

Isto significa que nos desafiamos mutuamente, a um viver santo.

Estamos constantemente gratos a Jesus e pela Sua obra redentora. E pela oportunidade de falar com Deus, e de O escutar.

O processo de santificação, implica discernimento, precisamos de como
cristãos, saber responder a todas as questões de vida que nos sejam endereçadas, com uma visão espiritual.

O alvo é que tenhamos em mente, o evitar o mal, porque Deus trabalha tendo em vista o nosso aperfeiçoamento. Deus está continuamente activo, tornando-nos, no que Ele planeou, e nós agradecemos o bem que Ele nos dá.

29 de outubro de 2012

1Ts.5.1-11

Ainda que hoje vivamos rodeados de algum conforto e paz, não relaxemos, o foco deve estar no mestre, a sua volta é certa, não sejamos apanhados de surpresa.

A ânsia de data do retorno de Jesus, leva-nos a mudar atitude vivemos ansiosos, no entanto o próprio Jesus e Paulo nos advertem da importância de estar preparados e não do tempo em que isso acontecerá.

Não vale a pena especular datas, a vinda de Jesus será súbita e repentina. O que nos leva a repensar a nossa vida, entendendo que a somos peregrinos e estrangeiros aqui. O alvo é viver uma vida que agrade a Deus.

28 de outubro de 2012

Sl.40

Ainda que estejamos em tempo de acalmia, convém não esquecer que em tempos de angustia, Deus esta ao nosso alcance.

Ainda que já tenhamos experimentado a ajuda de Deus em tempos de aflição, a próxima etapa nunca será mais fácil.

Podemos olhar para trás e ver a fidelidade de Deus, assim depositemos a nossa confiança n'Ele hoje e no futuro.

Deus não decide ajudar num dia e noutro não. Deus não muda, sempre nos escuta, ama e esta atento ao nosso clamor.

27 de outubro de 2012

1Ts.4.13-18

A morte continua hoje a ser um conceito confuso para muitos. A morte de alguém próximo ou que amamos é a oportunidade de reavaliar se existe algo para lá da sepultura.

Para alguns a morte é final, ignorantes sobre o amor de Deus revelado em Jesus.

"Jesus então declarou-lhe: «Eu sou a ressurreição e a vida. O que crê em mim, mesmo que morra, há-de viver" (JOÃO 11:25 BPT)

Nem todos os efeitos especiais do mundo, se podem comparar ao poder sobrenatural que se manifestara na vinda de Jesus. Todos o verão, os que o esperam e os que distraídos andam.

A glória de Deus será manifestada.

As palavras de Paulo devem servir de conforto, para a momentânea separação de amigos e familiares, que amam a Jesus.

Há esperança, quando confrontados com a morte. Quando sepultamos ou cremamos alguém, a nossa fé na ressurreição é testada, a disposição física quantas vezes esta longe da imagem triunfal do retorno de Jesus, mas é aqui que mostramos a fé que Jesus ressuscitou, mas também que n'Ele todos ressuscitarão.

1Ts.4.1-12

A Palavra trás orientação e direcção sobre modo como devemos espelhar a vontade de Deus através de Jesus. O alvo é santidade.

Uma fé forte, é sinónimo de intimidade com Deus, testemunha de Jesus e abençoa outros.

Somos chamados constantemente a avaliar os nossos passos, sendo confrontados pelo Santo Espirito, o processo de santidade que Deus iniciou em nós, eleva a fasquia da nossa vida.

Ainda hoje os padrões e valores de Deus são contra-cultura, o que Deus requer de cada um de nós é simplesmente santidade.

25 de outubro de 2012

1Ts.3.6-13


Podemos pensar que quantas vezes um email, sms são interrupções. Mas estás interrupções podem ser momentos da graça de Deus no nosso dia. 

Quantas vezes temos sido abençoados e estimulados à fé, pela vida de outros caminham na mesma jornada que nós.

A preocupação pode ser um grande estimulo à oração. O cuidado passa por nos envolvermos em oração pela família espiritual, sendo que vivemos tantas vezes alheados da realidade em que muitos cristãos vivem.

O que caracteriza os cristãos é o amor, e a expectativa da vinda de Jesus e o estabelecimento do seu Reino.

24 de outubro de 2012

1Ts.2.17-3.5


Os relacionamentos são fundamentais, mesmo que a distância assim o obrigue, o elo que nos liga é Jesus. 

Ser família espiritual é isto mesmo, é cuidar dos que ao nosso lado caminham. Paulo ensina, uma cultura de encorajamento, mesmo que tenhamos de suportar provações por causa do Evangelho. A prestação de contas é útil, afim de evitar deslizes, e previne desvios da rota certa, assim precisamos de entender humildemente que não caminhamos sozinhos.

A oração é ferramenta sempre ao nosso alcance. O nosso conforto ou cuidado, não deve ser barreira ao avanço do Evangelho. A mensagem da ressurreição, proclama segurança em Jesus, mesmo perante oposição que tenta minar o nosso caminho, saibamos que no final Jesus é a nossa esperança e alegria.

"Vocês são a nossa glória e esperança." v.20

23 de outubro de 2012

1Ts.2.1-16

Mesmo perante oposição, a verdade do Evangelho deve ser proclamada.

O Evangelho não deve ser "dobrado" afim de agradar a alguém, relembremos que é Deus que julga e vê o nosso coração.

O padrão de vida que nos é exigido é alto, somente com o poder de Deus, poderemos trabalhar sacrificialmente, sendo moldados por Jesus em amor, compaixão.

A proclamação deve servir de exortação e encorajamento para os que caminham connosco nesta jornada, tendo como alvo o convite para integrar o Reino.

Ainda que oposição e rumores se levantem, o arrojo deve persistir, a mensagem deve ser proclamada!

Precisámos de partilhar a mensagem e a nossa vida, o ministério cristão, é acerca de salvar pessoas da ira de Deus por causa da morte de Jesus.

22 de outubro de 2012

1Ts.1.1-10

Reconheçamos a nossa paternidade espiritual, a graça de Deus é nos concedida através de Jesus, bem como a pertença a esta família espiritual e ao povo de Deus.

A oração é estratégia fundamental na tua vida, para venceres os obstáculos que se te opõem.

A Igreja é cuidada por Deus, é Ele que toma a iniciativa, que envia e capacita através do Espírito Santo e que enviou Jesus para a reconciliare resgatar.

Mesmo quando perseguidos não ponderemos esquecer que pertencemos a uma família maior! O cuidado que expressas por aqueles que estão perto de ti e que fazem parte da tua família espiritual, revela-se quando orar por eles e os encorajas!

21 de outubro de 2012

Sl.39.7-11

Frágil
Ao pensar no plano de Deus eterno, apercebe-te que a tua vida é um momento.

E a forma como a vives, determinara a tua eternidade. Por isso, vê atentamente onde investes a tua vida.
Fidelidade, Verdade, Confiança são apenas alguns dos atributos de Deus. Somente n'Ele o teu futuro esta assegurado.

"Depois de tudo isto, Senhor, que posso eu esperar? A minha esperança está em ti!" v.8

A tua vida só fará sentido quando entenderes os propósitos eternos de Deus na tua vida, através de Jesus.

AM

20 de outubro de 2012

Gn.46

Lugares de Bênção

A caminhada que Deus tem preparado para ti é sempre surpreendente, Ele cumprira as Suas promessas a Seu tempo.

Por vezes os nossos caminhos parecem desviar-se da rota para a qual Deus nos chamou, ou onde pensamos que a Sua bênção não estará. Mas por vezes, o confiar em Deus significa que, confiamos que Ele sabe o que faz, e isso é viver pela fé.

19 de outubro de 2012

Gn.45

O poder do perdão

Uma perspectiva espiritual da tua vida é essencial para a tua caminhada, os abalos, tempestades e tempos de acalmia tem de ser visto de uma perspectiva divina.

Misericórdia e Graça são atributos de Deus que podem ser revelados através da tua vida.

O perdão revelado por José demonstra uma leitura cuidadosa dos planos de Deus para a sua própria vida. A mesma aplicação podemos fazer quando entendemos que Deus nos perdoa através de Jesus, o Seu Filho.

Perdão trás libertação, transforma a situação e revela a Graça e Misericórdia de Deus em relação a cada um de nós.

Deus não trabalha apenas para salvar individualmente, Ele trabalha para que famílias e comunidades sejam fortalecidas, para que o Seu Reino seja estabelecido.

"With the coming of the kingdom – a kingdom that manifests itself physically as well as spiritually, socially as well as individually, and in the present as well as the future – Jesus creates a new family. It is the new first family, a family of his followers that now demands primary allegiance. In fact, it demands allegiance even over the old first family, the biological family. Those who do the will of the Father (who, in other words, live under the reign of God) are now brothers and sisters of Jesus and one another." - Rodney Clapp, Families at the Crossroads, IVP Press, 1993

18 de outubro de 2012

Gn.44

Se a história se repetir, relembra onde caíste a primeira vez, e toma a decisão mais correta.

Somente a confissão do pecado oculto pode trazer paz e vitória.

Arrependimento deveria ser uma pratica diária nossa, esta é uma parte essencial da nossa fé, humildade de coração perante Deus.

A graça é visível quando o coração busca Deus.

17 de outubro de 2012

Gn.43

Dias à em que parece mais difícil confiar na providencia de Deus sobre a nossa vida.

A confiança em Deus não pode somente ser demonstrada nos tempos de bom vento, é quando a tempestade se levanta que precisamos de assegurar que estamos sobre a rocha certa! Ainda que pareça difícil entrega o controlo a Deus, ele sabe o que de melhor à para ti.

Confiar em Deus nem sempre é a opção mais fácil, mas é sempre o caminho da benção e da vida abundante. Mesmo que no passado tenhas errado, a oportunidade dada por Deus não deve ser ignorada, ele espera de ti integridade e isso leva-te à reconciliação.

E quando foste ofendido, entende que até a ti, foi dada uma segunda oportunidade, por isso coloca o perdão em pratica!!!

16 de outubro de 2012

Gn.42.25-38

A culpa e o medo da retribuição por parte de Deus, podem levar-te a uma vida menor, a confissão e reconhecimento do pecado levam à libertação.

Mesmo quando na presença de alguém que nos magoou ou ofendeu, precisamos de olhar do mesmo angulo que Jesus olha, o perdão, reconciliação e amor de Deus estão ao alcance de todas as pessoas.

15 de outubro de 2012

Gn.42

Os sonhos que Deus tem para ti, serão cumpridos.

Os testes que vem à tua vida, servem para Deus aperfeiçoar o teu caracter.

Ninguém esta longe do amor e do perdão e Deus. O seu amor e perdão são gratuitos para quem o pedir.

O propósito e soberania de Deus, não tem haver com prosperidade mas com o cuidado do seu povo. Assim Deus movesse na história do mundo de forma natural e não abrupta, movendo homens e situações, para que os seus propósitos e planos sejam cumpridos.

14 de outubro de 2012

Sl.38


A separação de Deus é algo bem real, a dor que esta situação trás é enorme, somente com a confissão do pecado, esta pode ser restaurada.

A separação física, emocional e espiritual, levam a que te sintas longe de amigos, família e mesmo de Deus. No entanto Deus vê para além desse tempo de sofrimento. 

Pode ser difícil elevar os nossos olhos, mentes e pensamentos até Deus, mas Ele ai aguarda por ti.
A fé não é caminho para o sucesso instantâneo, pelo contrário é caminho árduo a percorrer. 

A queixa, a doença, a dor, o sentimento de abandono, isolamento, exaustão, angustia, perseguição, frustração e vitimização e aparente ausência de Deus, são opções bem reais na tua vida! 

No entanto não esqueças que Deus tudo controla e Ele não se esquece de ti. 
Está ao alcance de uma oração: "Vem depressa em meu auxilio, Senhor, meu Salvador!"

13 de outubro de 2012

Gn.41.17-45

Só com caminhada próxima de Deus podes entender os seus planos.

As pequenas tarefas dadas por Deus, são passos que tens de trilhar, trazem confiança e entendimento sobre o Seu caracter.

Não esqueças o trabalho do Espiríto Santo na tua vida, é Ele que te conforta, guia e dá sabedoria.

A fidelidade é requerida de ti em todas as situações. Não basta apenas perceber o mover de Deus, necessitas também de o colocar em prática.

Não assumas que os dons e talentos que Deus te dá, são para benefício pessoal ou limitados à tua área de influencia, Deus pode através de ti abençoar uma nação.

12 de outubro de 2012

Gn.41.1-16

Ainda que por períodos longos ou mais breves possa parecer que Deus esta ausente da tua vida, não duvides que nos bastidores Ele está no controlo.

Por vezes os tempos difíceis e duros, servem para Deus aprumar o teu carácter e confirmar a tua plena dependência de Deus, a sua soberania não pode ser posta causa.

Quando chamado a te pronunciares sobre a tua fé, falo com arrojo, na certeza de que Deus está no controlo e que tudo sabe. O resultado está inteiramente nas mãos do Altíssimo.

11 de outubro de 2012

Gn.40

Mesmo quando empurrado para situações catastróficas, Deus continua a preservar aquele que demostra fidelidade e que compreende a mão de Deus em todos os aspectos da sua vida.

Por vezes a situação que vives, ainda que injusta serve para Deus aperfeiçoar o teu caracter. Ele não se esquece de ti, ainda que te pareça estar a testar a tua paciência e fidelidade.

Quantas situações de dificuldade vais ter e como as vais viver, a confiança na soberania de Deus é essencial.

Mesmo nos lugares mais sombrios podes usar os dons e capacidades que Deus te dá. Os encontros são inevitáveis e aí podes fazer a diferença.

O processo esta em movimento e quem o controla é Deus.

10 de outubro de 2012

Tg.3.1-12

Temos áreas na nossa vida onde precisamos de colocar "freios", afim de as controlarmos. O erro e o pecado estão a um passo de distância, precisamos de nós aperceber de que sozinhos não o faremos, algo pequeno pode alterar toda a tua vida num instante.
Estou a usar a minha vida para honrar ou amaldiçoar?
A minha oração é que do meu coração só possa sair bênção.
Pv.10.17-19

18 de julho de 2012

67 formas de mudar o mundo...



67 WAYS TO CHANGE THE WORLD

Think of others
1. Make a new friend. Get to know someone from a different cultural background. Only through mutual understanding can we rid our communities of intolerance and xenophobia.
2. Read to someone who can’t. Visit a local home for the blind and open up a new world for someone else.
3. Fix the potholes in your street or neighbourhood.
4. Help out at the local animal shelter. Dogs without homes still need a walk and a bit of love.
5. Find out from your local library if it has a story hour and offer to read during it.
6. Offer to take an elderly neighbour who can’t drive to do their shopping/chores.
7. Organise a litter cleanup day in your area.
8. Get a group of people to each knit a square and make a blanket for someone in need.
9. Volunteer at your police station or local faith-based organisation.
10. Donate your skills!
11. If you’re a builder, help build or improve someone’s home.
12. Help someone to get his/her business off the ground.
13. Build a website for someone who needs one, or for a cause you think needs the support.
14. Help someone get a job. Put together and print a CV for them, or help them with their interview skills.
15. If you’re a lawyer, do some pro bono work for a worthwhile cause or person.
16. Write to your area councillor about a problem in the area that requires attention, which you, in your personal capacity, are unable to attend to.
17. Sponsor a group of learners to go to the theatre/zoo.

Help out for good health
18. Get in touch with your local HIV organisations and find out how you can help.
19. Help out at your local hospice, as staff members often need as much support as the patients.
20. Many terminally ill people have no one to speak to. Take a little time to have a chat and bring some sunshine into their lives.
21. Talk to your friends and family about HIV.
22. Get tested for HIV and encourage your partner to do so too.
23. Take a bag full of toys to a local hospital that has a children’s ward.
24. Take younger members of your family for a walk in the park.
25. Donate some medical supplies to a local community clinic.
26. Take someone you know, who can’t afford it, to get their eyes tested or their teeth checked.
27. Bake something for a support group of your choice.
28. Start a community garden to encourage healthy eating in your community.
29. Donate a wheelchair or guide dog, to someone in need.
30. Create a food parcel and give it to someone in need.

Become an educator
31. Offer to help out at your local school.
32. Mentor a school leaver or student in your field of expertise.
33. Coach one of the extramural activities the school offers. You can also volunteer to coach an extramural activity the school doesn’t offer.
34. Offer to provide tutoring in a school subject you are good at.
35. Donate your old computer.
36. Help maintain the sports fields.
37. Fix up a classroom by replacing broken windows, doors and light bulbs.
38. Donate a bag of art supplies.
39. Teach an adult literacy class.
40. Paint classrooms and school buildings.
41. Donate your old textbooks, or any other good books, to a school library.
Help those living in poverty
42. Buy a few blankets, or grab the ones you no longer need from home and give them to someone in need.
43. Clean out your cupboard and donate the clothes you no longer wear to someone who needs them.
44. Put together food parcels for a needy family.
45. Organise a bake sale, car wash or garage sale for charity and donate the proceeds.
46. To the poorest of the poor, shoes can be a luxury. Don’t hoard them if you don’t wear them. Pass them on!
47. Volunteer at your local soup kitchen.

Care for the youth
48. Help at a local children’s home or orphanage.
49. Help the kids with their studies.
50. Organise a friendly game of soccer, or sponsor the kids to watch a game at the local stadium.
51. Coach a sports team and make new friends.
52. Donate sporting equipment to a children’s shelter.
53. Donate educational toys and books to a children’s home.
54. Paint, or repair, infrastructure at an orphanage or youth centre.
55. Mentor someone. Make time to listen to what the kids have to say and give them good advice.
Treasure the elderly
56. If you play an instrument, visit your local old-age home and spend an hour playing for the residents and staff.
57. Learn the story of someone older than you. Too often people forget that the elderly have a wealth of experience and wisdom and, more often than not, an interesting story to tell.
58. Take an elderly person grocery shopping; they will appreciate your company and assistance.
59. Take someone’s dog for a walk if they are too frail to do so themselves.
60. Mow someone’s lawn and help them to fix things around their house.
Look after your environment
61. If there are no recycling centres in your area, petition your area councillor to provide one.
62. Donate indigenous trees to beautify neighbourhoods in poorer areas.
63. Collect old newspapers from a school/community centre/hospital and take them to a recycling centre.
64. Identify open manhole covers or drains in your area and report them to the local authorities.
65. Organise the company/school/organisation that you work with to switch off all unnecessary lights and power supplies at night and on weekends.
66. Engage with people who litter and see if you can convince them of the value of clean surroundings.
67. Organise to clean up your local park, river, beach, street, town square or sports grounds with a few friends. Our children deserve to grow up in a clean and healthy environment.

17 de junho de 2012

3 Steps to Refocus Our Lives on God


Written by  

I recently read a great blog post by Michael Hyatt on the problem of drifting away from your life’s focus. It reminded me that not only can we drift away from our life plans–work, family, creative endeavors, for example–we can also drift greatly from God, and quite possibly, the two go hand-in-hand.
What does it look like when we drift from God? Is this perhaps one of the biggest ways or areas we drift from in our lives? Perhaps when we recalibrate ourselves to be in tune with our Savior, then setting our life’s goals and priorities become that much more clear.
Here are three steps to help you refocus your life on God:
1) Assess: Review your current situation and priorities and pray over what you’re doing. Ask God to show you areas to correct, re-prioritize, and refocus. I find journaling through this process quite helpful, because many times you can’t quite see how God has shaped your refocusing over months and years, but when you go back and review the steps you made to focus on God, it’s much easier to see your progress and feel more at peace about changes you’ve made.
2) Listen: Schedule times throughout the day to listen to God and to be open to hearing what he desires for your life. Pray for willingness to change, to be flexible when God wants to shape your priorities, even if it means making drastic moves that seem unreasonable. Sometimes fasting can help clear your head and allow you to better hear God’s call; or perhaps a day alone, like a mini-retreat will help as well.
3) Tweak: Be open to adjusting and making changes in your priorities as needed–all the while praying and asking God to confirm new direction. If things need to be tweaked or changed, try new options out and ask God to help confirm decision he is leading you to make. Often listening to God and just being open to his gentle counsel in our lives is taking the first step to refocusing our lives on God.
“The heart of man plans his way, but the LORD establishes his steps.” Proverbs 16:9
Lauren Hunter is a freelance writer, church technology consultant (http://lhpr.net) and founder of the blog ChurchTechToday (http://ChurchTechToday.com), Technology for Today’s Church.

15 de abril de 2012

Reconciliação

Portanto, uma vez que fomos justificados pela fé, estamos em paz com Deus por nosso Senhor Jesus  Cristo. Foi por meio de Cristo e pela fé que nós conseguimos esta harmonia com Deus que agora temos. E isso dá-nos a maravilhosa esperança de tomar parte na glória de Deus. Mais ainda, nós sentimos alegria nos nossos sofrimentos, porque o sofrimento produz a perseverança; a perseverança provoca a firmeza de carácter nas dificuldades e a firmeza produz a esperança. Esta esperança não nos engana, porque Deus encheu-nos o coração com o seu amor, por meio do Espírito Santo que é dom de Deus.

Na verdade, quando nós ainda vivíamos nas nossas fraquezas, Cristo, no seu devido tempo, morreu por nós pecadores. Seria muito difícil alguém morrer por uma pessoa, mesmo que ela fosse inocente. De facto, talvez alguém seja capaz de dar a vida por uma pessoa boa. 

 Mas Deus mostrou-nos até que ponto nos ama pois, quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós. Pela sua morte, nós agora estamos em boas relações com Deus. E agora que somos justificados pelo seu sangue, com muito mais razão por meio dele seremos livres do castigo final. Pois se, quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte do seu Filho, quanto mais estando reconciliados seremos salvos pela sua vida! E ainda não é tudo. Nós sentimos alegria em Deus por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, por quem agora recebemos a reconciliação. 

(ROMANOS 5:1-11 BPT)

10 de abril de 2012

Outra vez C. S. Lewis...

"A igreja é a única organização que existe primariamente para benefício dos não-membros” C. S. Lewis

8 de abril de 2012

Vivendo uma nova vida!

"Portanto, visto que já ressuscitaram com Cristo, busquem as coisas que são de cima, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Que as coisas celestiais encham o vosso pensamento, e não as que são terrenas. Porque vocês já morreram com Cristo; e agora a vossa vida está escondida com ele em Deus. E quando Cristo, que é a nossa vida, vier de novo ao mundo, então participaremos da sua glória. Portanto, mortifiquem os impulsos da vossa carne, tais como a imoralidade sexual, os pensamentos sujos, os apetites descontrolados, as paixões infames, e a avareza, que é uma forma de idolatria."


Bíblia - Colossenses 3.1-5



20 de março de 2012

Do catequismo de Lutero...


Martinho Lutero
The Creed

As the head of the family should teach it in a simple way to his household.

The First Article - Of Creation.
I believe in God the Father Almighty, Maker of heaven and earth.

What does this mean?--Answer.

I believe that God has made me and all creatures; that He has given me my body and soul, eyes, ears, and all my limbs, my reason, and all my senses, and still preserves them; in addition thereto, clothing and shoes, meat and drink, house and homestead, wife and children, fields, cattle, and all my goods; that He provides me richly and daily with all that I need to support this body and life, protects me from all danger, and guards me and preserves me from all evil; and all this out of pure, fatherly, divine goodness and mercy, without any merit or worthiness in me; for all which I owe it to Him to thank, praise, serve, and obey Him. This is most certainly true.

The Second Article - Of Redemption.
And in Jesus Christ, His only Son, our Lord; who was conceived by the Holy Ghost, born of the Virgin Mary; suffered under Pontius Pilate, was crucified, dead, and buried; He descended into hell; the third day He rose again from the dead; He ascended into heaven, and sitteth on the right hand of God the Father Almighty; from thence He shall come to judge the quick and the dead.

What does this mean?--Answer.

I believe that Jesus Christ, true God, begotten of the Father from eternity, and also true man, born of the Virgin Mary, is my Lord, who has redeemed me, a lost and condemned creature, purchased and won [delivered] me from all sins, from death, and from the power of the devil, not with gold or silver, but with His holy, precious blood and with His innocent suffering and death, in order that I may be [wholly] His own, and live under Him in His kingdom, and serve Him in everlasting righteousness, innocence, and blessedness, even as He is risen from the dead, lives and reigns to all eternity. This is most certainly true.

The Third Article - Of Sanctification.
I believe in the Holy Ghost; one holy Christian Church, the communion of saints; the forgiveness of sins; the resurrection of the body; and the life everlasting. Amen.

What does this mean?--Answer.

I believe that I cannot by my own reason or strength believe in Jesus Christ, my Lord, or come to Him; but the Holy Ghost has called me by the Gospel, enlightened me with His gifts, sanctified and kept me in the true faith; even as He calls, gathers, enlightens, and sanctifies the whole Christian Church on earth, and keeps it with Jesus Christ in the one true faith; in which Christian Church He forgives daily and richly all sins to me and all believers, and at the last day will raise up me and all the dead, and will give to me and to all believers in Christ everlasting life. This is most certainly true.




12 de março de 2012

Every Child European Congress

É sempre uma boa oportunidade de estar com pessoas que amam o trabalho e ministério com crianças.
Ainda mais quando sonhamos em preparar uma conferência de ministérios infantis a nível europeu.

Março de 2013 em Barcelona, marca na tua agenda.

Doze missionários de diferentes organizações que sonham em impulsionar esta visão.


16 de janeiro de 2012

Em 2012...


Quero sentir de forma mais clara o agir de Deus ao meu redor, na minha vida pessoal, na minha comunidade e igreja, no meu país e no mundo!

Quero ser mais efectivo quanto à minha espiritualidade, minha vida de intimidade diária com Deus, a fim de não cair na tentação, na provação. e daquele pecado que eu bem conheço. Quero ansiar pela presença contínua e constante do Senhor por meio da Palavra.

Quero que as minhas palavras e acções não sejam obstáculos, mas estímulos missionais ao desenvolvimento da prática cristã da minha família, amigos e contactos fb, twitter, blog.

Quero controlar as minhas finanças com sabedoria, discernindo as prioridades correctas, dando ao Senhor o que lhe é devido.

Quero descansar no Senhor quanto aos meus desejos mais íntimos, deixando que Ele dirija as minhas emoções.

Quero sonhar e ter fé de que o impossível pode acontecer enquanto dependo e sou sustentado pela providência de Deus.

Quero melhorar minha alimentação, fazer exercício físico e ter domínio próprio em áreas tão essenciais que não apenas minha mente, mas também meu corpo.

Quero finalizar algumas coisas que comecei este ano e não terminei, pois são importantes.

Quero acordar todos dias e lembrar-me de quem eu sou, de quem Deus é, e do que Ele quer fazer de mim.

Quero permanecer…

5 de janeiro de 2012

Uma Bela Oração

Senhor Jesus, 
És bem vindo em todo aspecto da minha vida hoje! 
Quero passar este dia adorando e agradecendo-Te a cada momento. Meu desejo é permanecer em Tí a despeito das circunstâncias. 
O Senhor é minha Videira Verdadeira, minha Fonte das fontes, meu Rio de Águas Vivas! Ajuda-me a receber bem todo o Seu amor e atributos, para que no devido tempo, estes apareçam do ramo da minha vida como Fruto do Seu Espírito, para a glória exclusiva de Deus. 
Obrigada por ser meu Professor Santo! 
Eu Te amo Senhor Jesus! Amém, e assim seja!

@Carlos Mcord